top of page
Foto do escritorVisite Campinas

"Supergraduação" para formar cientistas em SP tem explosão de procura no vestibular

Currículo multidisciplinar da escola de ciência Ilum, em Campinas, busca preparar alunos direto para o doutorado e atraiu quase 98 candidatos por vaga em 2024



Um curso de graduação federal multidisciplinar, voltado para formar cientistas, teve uma explosão de procura no último vestibular. A escola de ciência Ilum, de Campinas (SP) recebeu mais de 4.900 inscrições no processo e registrou a marca de 97,3 candidatos por vaga em 2024.


Essa concorrência, que triplicou de um ano para outro, é um número incomum para um curso aberto há apenas dois anos e criado com intuito de colocar seus egressos na trilha acadêmica. Sem a intenção de despachar os diplomados para o mercado, a instituição concebeu seu curso de "bacharelado em ciência e tecnologia" para acelerar sua formação e colocá-los direto no doutorado, pulando o mestrado.


A Ilum, uma unidade do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), foi inaugurada sem muito alarde no auge da pandemia de Covid-19, em 2021. Com carga horária pesada (atividades das 8h às 18h), a primeira turma se formará após apenas três anos, ao final de 2024. A ideia é que o currículo permita aos alunos pular o mestrado para entrar direto no doutorado.


11 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page