Levar a ciência e a tecnologia para além do ambiente acadêmico elas já levam, com seus blogs, perfis em redes sociais, pesquisas, entrevistas. Agora, seis mulheres que arregimentam legiões de seguidores e fãs de seu conteúdo e produção sobre computadores, arqueologia, AI, cultura hacker, Machine Learning e muito mais, estarão reunidas para falar disso tudo em meio a uma exposição de arte, com música rolando e comidinhas de food truck nos intervalos. Elas são as palestrantes do MulherADA Tec, que a agência NuminaLabs promove no Instituto Pavão Cultural, em Campinas, no dia 7 de março.
Participam Camila Laranjeiras, da Bahia, mestre em Ciência da Computação que fala de tecnologia no canal Peixe Babel no YouTube; Virgínia Fernandes, de Minas Gerais, professora universitária e doutora em Ciência da Computação, também do Peixe Babel; Márcia Jamille, de Sergipe, mestre em Arqueologia, do blog Arqueologia Egípcia, agora também no YouTube; Rita WU, de São Paulo, arquiteta, designer e pesquisadora que em seus trabalhos explora a relação entre corpo, espaço e tecnologia; Ana Carolina da Hora, do Rio de Janeiro, estudante de Ciência da Computação, influenciadora e voluntária em Iniciativas que incentivam a inserção de meninas e mulheres na tecnologia.
A sexta participante é Sandra Ávila, doutora em Ciência da Computação e professora da Unicamp que participa do desenvolvimento de um software capaz de agilizar diagnósticos de melanoma (câncer de pele).
O MulherADA Tec – cujo nome homenageia a pioneira da computação Ada Lovelace – acontece das 17h às 22h, com falas curtas e tempo para interação com a audiência. Com patrocínio do IFood, um food truck estacionado na porta do evento venderá refeições com pagamento e notificações pelo app.
Os lugares para o evento, que também é patrocinado pelo Instituto Serrapilheira, são limitados. Inscrições podem ser feitas com até uma hora de antecedência ao evento, pelo link https://www.sympla.com.br/encontro-mulherada-tec__791827.
Os temas do MulherADA Tec são: “Pensamento Computacional como estratégia da cidadania digital”; “O que competições podem te ensinar?”; “Inteligências tecnológicas: abordagens criativas para um futuro menos distópico”; “A Arqueologia da Tecnologia” e “Inteligência artificial tornando a medicina mais humana”.
SERVIÇO:
Data: 7 de março
Horário: das 17h às 22h
Local: Instituto Pavão Cultural (Rua Maria Tereza Dias da Silva, 708, Cidade Universitária, Barão Geraldo).
Crédito: divulgação/ Sammya Araújo Jornalismo e Serviços de Comunicação