O passeio da Maria Fumaça é operado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), que tem um dos maiores e mais ricos acervos de locomotivas preservadas do mundo. São representadas por sete ferrovias que operaram no Brasil em diferentes épocas (Cia. Paulista, Cia. Mogiana, Estrada Ferro Sorocabana, Viação Férrea Centro Oeste, Estrada de Ferro Campos do Jordão, S.P.P Cia Ferroviária São Paulo Paraná). Possui locomotivas, carros de passageiros e um acervo de equipamentos ferroviários de várias épocas. O passeio que liga Campinas a Jaguariúna foi um ramal utilizado no passado pela Companhia Mogiana para o escoamento do café ao Porto de Santos. Conhecida como estrada do ouro verde ligava Campinas a Araguari (MG) e vice versa.
No percurso entre Campinas e Jaguariúna o passeio passa por 6 estações, partindo de Anhumas, em Campinas, com destino a Jaguariúna e regressa à Campinas. Ao longo da viagem, além de visualizar belas paisagens, você passará pelas estações de Pedro Américo, Tanquinho e Carlos Gomes. O passeio nesse trajeto tem duração de aproximadamente 3:30h, com o percurso de 48 km.
Também são oferecidos horários com meio trajeto. Um passeio mais rápido, que faz metade do percurso, partindo em Campinas ou Jaguariúna e terminando na estação de Tanquinho, de onde o trem retorna a estação de partida, duração de 1:50h, com percurso de 24 km. É recomendado para quem tem crianças pequenas e quer um percurso menor.
Há também a opção de viajar em um legítimo carro restaurante Cr 31 “Sorocabana”, completamente restaurado e original da década de 40, com luxo e requinte, da mesma forma em que os barões do café viajavam. São 16 lugares onde é oferecido um delicioso café da manhã.
O trem opera aos sábados, domingos e feriados, normalmente com dois horários, às 10:10h, percurso completo ida e volta Jaguariúna e às 15:00h, meio percurso Tanquinho. Mais informações www.mariafumacacampinas.com.br
@mariafumacacampinas