Holambra é um deslumbrante estúdio fotográfico ao ar livre, pronta para receber turistas de todas as idades. O lugar ideal para fazer turismo em família, ou com amigos, ou em casal, para um passeio romântico, ou até mesmo sozinho, para meditar e contemplar a bela natureza que a cidade apresenta.
A encantadora cidade do interior paulista foi fundada por holandeses entre os anos de 1940 a 1948, aonde os pioneiros chegaram para criação da cooperativa agropecuária de Holambra. Em 1951, com a chegada de novos imigrantes, iniciou-se o plantio de flores com a produção de gladíolos. Em 1991 tornou-se município e finalmente em 1998, se tornou uma Estância Turística. É impossível falar de Holambra e não pensar em flores, moinhos e nos tradicionais tamancos holandeses. Tudo isso sem contar com a famosa Expoflora, grande evento realizado anualmente desde 1981, sempre no mês de setembro. É a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina. O objetivo da feira, além dos negócios, é promover o resgate da cultura e aspectos sociais dos holambrenses, além da promoção e divulgação do trabalho realizado pelos filhos dos primeiros imigrantes em suas atividades rurais no município.
Logo na chegada do principal trevo rotatório de Holambra o visitante já fica encantado ao avistar uma enorme bandeira do Brasil em frente ao Grande Portal com fachada típica Holandesa. Adentrando a cidade percebe-se que a arquitetura Holandesa se multiplica ainda mais. Repleta de admiráveis monumentos em homenagem aos imigrantes e com lindas praças e parques onde se observa muita organização, segurança e limpeza.
São muitos os pontos turísticos a serem explorados.
Belos parques, praças, lagos e museus, além de fazendas turísticas de produção de flores e de produção de pimentas, como o sítio Joeljer, sem contar o gigante moinho e seu portal, com o monumento Piet Schoenmaker, o encantador dançarino holandês, símbolo de Holambra e da Expoflora.
O Parque Van Gogh, a Praça Nossa Prainha e Rua da Amizade, Praça dos Pioneiros, Praça Bento Euzebio Tobias, Memorial do Imigrante, Praça da Cachoeira, Praça dos Coqueiros.
O Moinho Povos Unidos é uma replica fiel dos tradicionais moinhos holandeses, com 38,5 metros de altura e funciona com a captação dos ventos para girar a sua grande hélice e moer grãos.
A visitação no interior do moinho funciona de quarta a domingo e nos feriados.
Info. www.moinhopovosunidos.com.br
O Museu da Cultura e História de Holambra conta com um acervo audiovisual de toda a história da Imigração Holandesa no Brasil, assim como tudo sobre a fundação da cidade de Holambra e seus imigrantes.
Info. @museuholambra
O Deck do Amor, onde as pessoas selam seus votos em cadeados pendurados na cerca ao redor
do lago Vitória Régia, simbolizando união, amor eterno e fidelidade. A lenda diz que os pares que escreverem juntos seus nomes no cadeado e trancá-lo, atirando a chave no lago, viverão juntos para sempre.
O Bloemen Park é um lugar emocionante e espetacular para se visitar. São lindos campos de flores de várias espécies, onde você também têm 29 tipos de rosas diferentes plantadas em exposição. Perfeito para um passeio em família e ensaios fotográficos. Conta também, com uma belíssima área gourmet e uma vista incrível para contemplar um apaixonante pôr do sol.
Info. @bloemenpark