null

Esporte, lazer e entretenimento para todos

Formado às margens do antigo caminho que ligava Campinas a Mogi Mirim e passava pela Fazenda Taquaral, o bairro centenário acabou adotando o mesmo nome da propriedade. Depois disso só cresceu e hoje é considerado tanto residencial com muitas opções de apartamentos, casas e condomínios fechados, quanto comercial, com diversas lojas, restaurantes, supermercados, entre outros. O Taquaral é, inclusive, apelidado como o “subcentro” de Campinas, devido a sua localização privilegiada que alcança rapidamente bairros vizinhos que se deslocam até ele para usufruir dos diferenciados serviços oferecidos. Neste bairro também está um dos pontos mais conhecidos da cidade, o Parque Portugal, popularmente conhecido como Lagoa do Taquaral. Um ambiente bastante familiar, que atende todas as idades, propício para quem procura atividades ao ar livre e contato com a natureza.

A vida na Lagoa

Popularmente conhecida como Lagoa do Taquaral, o Parque Portugal é um dos locais mais visitados da cidade, e é um ambiente que propicia atividades ao ar livre para todos os gostos e idades. Na própria lagoa é possível encontrar uma réplica da caravela de Pedro Álvares Cabral, pedalinhos para passeio e peixes de água doce.

Para quem gosta de praticar exercícios físicos é possível aproveitar a área com aparelhos de ginástica, ou caminhar em torno da lagoa, apreciando sua paisagem com muito verde e animais que muitas vezes cruzam o caminho dos pedestres. Para as crianças, têm diversão no playground numa área de 200 metros quadrados.

Outra opção é o complexo esportivo que conta com quadras poliesportivas, campos de futebol, pista de skate, pista de patinação, quadras de tênis e também uma academia de musculação.

Quem optar por fazer o trajeto com conforto, tem a opção de fazer o passeio de bondinho elétrico, que percorrem a extensão da lagoa . Os mesmos já foram utilizados no sistema de transporte público da cidade entre 1912 e 1968 e é um dos primeiros bondes turísticos do país.

A parte de fora da lagoa também é uma ótima opção de entretenimento. Com um percurso maior para os amantes da caminhada e da corrida, ali eles também dividem espaço com as bikes, que andam pela ciclovia aos domingos e feriados, as ruas são fechadas para que todos possam usufruir de um espaço ainda maior de lazer.

Para repor as energias, barracas com água de coco, açaí, entre outras, são opções para os visitantes.

E pra quem acha que acabou por aí, a Lagoa do Taquaral ainda abriga outros pontos turísticos importantes para a cidade como o Ginásio de Esportes, que recebe jogos da liga nacional de vôlei, Planetário, Concha Acústica, Biblioteca e o Museu dos Esportes de Campinas.