Observatório Municipal de Campinas

Inaugurado em 1977 como “Estação Astronômica de Campinas”, foi o primeiro observatório municipal do Brasil, além de ser pioneiro na oferta de ação educativa regular. Está localizado no Distrito de Joaquim Egídio, que é uma Área de Proteção Ambiental (APA), a cerca de 30 km do Centro, na região conhecida como “Pico das Cabras”.

Em 1992, o Observatório passou a denominar-se “Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini”, em homenagem ao astrônomo Jean Nicolini, que foi o fundador do Observatório do Capricórnio na cidade de São Paulo, em 1948.

No local é possível encontrar exposições e vídeos temáticos de astronomia e ciências, reconhecimento do céu à vista desarmada e observações ao telescópio dos astros em evidência: Saturno, Lua, aglomerados estelares, estrelas duplas e outros. Aliás, o telescópio que o público tem acesso é um dos mais possantes para os leigos.

Em caso de tempo nublado ou umidade relativa do ar acima de 70%, não ocorrem observações ao telescópio, assim como em caso de tempo chuvoso, onde são suspensas as atividades. É recomendado que sempre se leve agasalho, pois o observatório está no ponto mais alto da região, com 1.033 metros e com temperaturas mais baixas que a média da cidade.