• banner01
  • banner02

Americana

Americana é um município de Microregião de campinas, na Mesoreegião de Campinas, no estado de São Paulo, no Brasil. Localiza-se a noroeste da capital do estado, distando desta cerca de 126 quilômetros. Ocupa uma área de 133,630 quilômetros quadrados, sendo que 50,750 quilômetros quadrados estão em perímetro urbano e os 82,88 quilômetros quadrados restantes constituem a zona rural. Em 2011, sua população foi estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 212.971 habitantes, sendo que, em 2010, era o 34º município mais populoso do estado de São Paulo e o terceiro mais populoso da Região Metropolitana de Campinas. A Sede tem uma temperatura média anual de 21,8 graus centígrados. Na vegetação original do município, predomina a mata atlântica.

 

Artur Nogueira

Arthur Nogueira é um municípiobraileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 22º 34'23" Sul e a uma longitude de 47º 10'21" Oeste, estando a uma altitude de 588 metros. 
Agricultura é a principal fonte econômica desta pequena cidade de pouco mais de 30 mil habitantes, mas a atividade industrial já apresenta sinais de que o futuro será promissor.

Campinas

Principal motor econômico e cultural da região, Campinas é uma cidade que impressiona pelos seus indicadores de qualidade e vida e de potencial de crescimento. Apesar de moderna, Campinas ainda guarda traços de uma história rica construída principalmente pelo peso da economia do café no século 19 e início do século 20. Localiza-se a noroeste da capital do estado, distando desta cerca de 96 quilômetros. Ocupa uma área de 794,433 quilômetros quadrados, sendo que 238,323 de perímetro urbano.

Cosmópolis

Destaque nacional no cultivo de cana-de-açúcar, conta com uma das maiores usinas do Estado de São Paulo (Usina Ester).
O nome do município deriva das palavras gregas cosmos (global) e polis (a cidade-estado grega), significando então "cidade do universo". Quem é natural de Cósmópolis é cosmopolense, e não cosmopolitano como alguns confundem.

Holambra

Holambra, a cidade das flores, guarda em suas esquinas, ruas e praças as marcas da herança holandesa. É um município brasieiro do estado de São Paulo e micro-região de Campinas, fundada em 27 de outubro de 1991. Seu nome, Junção de Holanda, América e Brasil, se dá em virtude da colônia neerlandesaque se firmou na antiga fazenda Ribeirão. A cidade destaca-se por ter o 61] índice de qualidade de vida do Brasil e por ter o melhor índice de segurança do país.

Hortolândia

Excelentes fatores de desenvolvimento

Hortolândia apresenta inúmeros fatores de desenvolvimento. Localizado na Região Metropolitana de Campinas (RMC), o município está em um ponto estratégico próximo a grandes polos industriais e com potencial de crescimento econômico pujante, com destaque para o seu polo tecnológico, que já abriga grandes empresas desse segmento.

Indaiatuba

Indaiatuba abriga diversos condomínios de luxo, campos de golfe e pólo (esportes nobres), além de consideráveis extensões de mata virgem. O nome "Indaiatuba" vem da língua tupi que significa "ajuntamento de indaiás". A denominação se prendeu ás caracteristicas da paisagem e da vegetação da localidade. Tornou-se oficialmente em 1830, embora haja notícia de que tenha sido utilizada anteriormente, já no século XVIII.

Itatiba

Itatiba é uma das cidades com clima mais ameno do Brasil, o que atrai um enorme fluxo de turistas nos finais de semana, principalmente interessados em aproveitar as paisagens rurais, restaurantes típicos e ambiente tranqüilo. É um município do estado de São Paulo no Brasil. Faz parte da Região Metropolitana de Campinas ao noroeste da capital do estado, estando a cerca de 80km desta.

Itupeva

As instalações do Parque Aquático Wet’n Wild, do Hotel Quality Itupeva e do Outlet Premium, ao lado do Hopi Hari, na divisa com Vinhedo, são empreendimentos que marcam o processo de desenvolvimento do município, que também aposta na evolução do turismo de negócios.

Jaguariúna

Jaguariúna é uma das cidades com maior crescimento econômico na região de Campinas, em função, principalmente, de um leque de investimentos que envolvem eventos de massa, vida noturna e empresas de alta tecnologia, atraídas por políticas fiscais que visam o desenvolvimento do município.

Louveira

Louveira, o portal do Circuito das Frutas, que é constituído pelos municípios da região de Campinas especializados em produtos agrícolas, é outro município que merece uma visita. É um município brasileiro do estado de São Paulo. Pertence a Aglomeração Urbana de Jundiaí. Possui uma área de 55,3 km.

Monte Mor

monte morMonte Mor vive um momento de transição, de uma economia essencialmente agrícola para uma etapa de industrialização e expansão do parque comercial. Como interesse turístico, a cidade abriga uma das principais coleções de arte e objetos indígenas de São Paulo, com o Museu Municipal “Elisabeth Aytai”. As peças de seu acervo foram encontradas no próprio município nas décadas de 50 e 60 por uma antropóloga de origem húngara, que se radicou na região de Campinas.

Morungaba

morungabaEncontrados perto das colinas de um vale, ao pé da Serra da Cabra, Morungaba é uma cidade fundada ao século XIX no qual inicialmente era chamada de Conceição de Barra Mansa. A partir de 1919 o nome da cidade foi denominada Morungaba. Em 25 de julho de 1994 foi levada a condição de Estância Climática. Morungaba é um município brasileiro do estado de São Paulo, pertence a Região Metropolitana de Campinas.

Nova Odessa

A história de Nova Odessa está diretamente ligada à imigração no Brasil. No final do século XIX e início do século XX, a região foi destinada pelo governo do Brasil para abrigar os estrangeiros que vinham ao país substituir a mão de obra escrava. Nova Odessa é um município brasileiro do estado de São Paulo. Possui uma área de 73,3 km.

Paulínia

Sede da principal refinaria da Petrobrás, a maior da América Latina, e de um expressivo pólo petroquímico, Paulínia é um dos motores industriais da região de Campinas e de todo Brasil. Paulínia é um municípiobrasileiro no interior do estado de São Paulo. Localiza-se a noroeste da capital do estado, distando desta cerca de  110 km. Está localizado no eixo Rio-São Paulo, servindo de elo entre a Grande São Paulo e as cidades da região.

Pedreira

Pedreira investe forte no turismo, apoiando-se na sua principal fonte econômica: o comércio de louça, cerâmica e porcelana, peças produzidas em um dos mais importantes parques deste setor em São Paulo. Pedreira é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 22º44'31" sul e a uma longitude 46º54'05" oeste, estando a uma altitude de 584 metros à altura do mar.

Santa Bárbara D´Oeste

Um dos municípios mais antigos da região de Campinas, Santa Bárbara D´Oeste se destaca pela qualidade de sua água, fonte mineral utilizada por diversas empresas para o abastecimento do mercado brasileiro. Santa Bárbara d'Oeste é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo, ocupa uma área de 271,492 km², sendo que 82 km² estão em perímetro urbano, sendo p 43º mais populoso de São Paulo e o sexto da Região Metropolitana de Campinas, da qual faz parte. A sede tem uma temperatura média anual de 22,2ºC e na vegetação original do município predomina a Mata Atlântica. Em relação à frota automobilística, em 2009 foram contabilizados 92.754 veículos. 

Santo Antônio de Posse

A agropecuária responde por boa parte das atividades econômicas do município, embora os setores comerciais e de serviços estejam em expansão. Localiza-se a uma latitude 22º36'22" sul e a uma longitude 46º55'10" oeste, estando a uma altitude de 695 metros. Sua população estamada em 2007 era de 18.824 habitantes. Além disso, também há muitas indústrias instaladas na cidade. No setor agrícola, destacam-se algodão, cana, milho, café e laranja. A Igreja Santo Antonio, construída em 1894, é um dos símbolos da cidade. A economia brasileira do século XIX foi marcada pela expansão da lavoura cafeeira que transformou o Sudeste na região mais importante do país. 

Sumaré

Sumaré cresceu muito nos últimos anos - as indústrias instaladas fizeram com que a cidade se tornasse o segundo contingente populacional da Região Metropolitana de Campinas - mas preserva características aconchegantes, como praças públicas arborizadas, locais para caminhadas e espaços de convivência. Sumaré é um município brasileiro do estado de São Paulo.

Valinhos

Valinhos tem uma história ligada à agricultura, especialmente em relação à produção hortifrutigranjeira, de figo e de goiaba, fruta da qual é o maior produtor brasileiro. É um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 22º58'14" sul e a uma longitude 46º59'45" oeste, estando a uma altitude de 660 metros. Possui uma área de 148,96 km². Valinhos está localizada na Região Metropolitana de Campinas.

Mais artigos...